"Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora. (Buda)"
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Thich Nhat Hanh: Os 14 preceitos do budismo engajado
O mestre zen, vietnamita, Thich Nhat Hanh, trouxe para o ocidente o termo “budismo engajado”. O termo se refere a uma prática socialmente comprometida somada à observância de preceitos básicos do budismo. Abaixo, a relação feita pelo mestre zen de um ética para o ativismo e a ação social.
1. Não seja idólatra por causa de nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, mesmo as budistas. Os sistemas budistas de pensamento são meios de orientação; eles não são a verdade absoluta.
2. Não pense que o conhecimento que você possui no presente é imutável, ou que ele é a verdade absoluta. Evite ser fechado e estar preso a opiniões presentes. Aprenda a praticar o desligamento de pontos de vista a fim de estar aberto a receber os pontos de vista de outros. A verdade é encontrada na vida e não simplesmente no conhecimento de conceitos.
3. Não force os outros, incluindo crianças, por nenhum meio, a adotar seus pontos de vista, seja por meio de autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda, ou mesmo educação. Entretanto, através do diálogo compassivo, ajude os outros a renunciarem o fanatismo e a estreiteza de idéias.
4. Não evite o sofrimento, não feche seus olhos ao sofrimento. Não perca a consciência da existência do sofrimento na vida do mundo. Encontre maneiras de estar com aqueles que estão sofrendo, incluindo contacto pessoal, visitas, imagens e sons. Por tais meios, lembre a si mesmo e aos outros à realidade do sofrimento no mundo.
5. Não acumule riqueza enquanto milhões passam fome. Não faça o objetivo da sua vida adquirir fama, lucro, riqueza, ou prazer sensual. Viva simplesmente e compartilhe seu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que estão passando necessidades.
6. Não mantenha a raiva ou o ódio. Aprenda a penetrá-los e transformá-los enquanto eles ainda só existem como sementes na sua consciência.
7. Não se perca nas distrações à sua volta, mas continue sempre em contacto com tudo que é maravilhoso, refrescante e curativo dentro de você e ao seu redor. Plante sementes de alegria, paz e entendimento em si mesmo, a fim de facilitar o trabalho de transformação nas profundezas da sua consciência.
8. Não pronuncie palavras que podem criar discórdia e causar a quebra da comunidade. Faça todos os esforços para reconciliar as pessoas e resolver todos os conflitos, nem que sejam pequenos.
9. Não diga coisas falsas nem por interesse pessoal, nem para impressionar as pessoas. Não diga palavras que causam divisão e ódio. Não espalhe notícias que você não sabe se são verdadeiras. Não critique ou condene coisas das quais você não tem certeza. Sempre fale a verdade, de maneira construtiva. Tenha a coragem de levantar sua voz quando vir uma situação injusta, mesmo quando ao fazer isto você coloca sua segurança em perigo.
10. Não use a comunidade budista para ganho ou lucro pessoal, e não transforme sua comunidade em um partido político. Uma comunidade religiosa, no entanto, deve tomar uma atitude clara contra a opressão e injustiça, e deve tentar mudar a situação sem se envolver em política partidária.
11. Não viva com uma vocação que é nociva aos seres humanos e à natureza. Não invista em companhias que privam outras pessoas da sua chance de viver. Selecione uma vocação que o ajude a realizar seu ideal de compaixão.
12. Não mate. Não deixe que outras pessoas matem. Encontre todos os meios possíveis de proteger a vida e impedir a guerra.
13. Não possua nada que deveria pertencer a outras pessoas. Respeite a propriedade dos outros, mas impeça os outros de lucrarem do sofrimento humano ou do sofrimento de outras espécies na Terra.
14. Não maltrate seu corpo. Aprenda a cuidar dele com respeito. Para preservar a felicidade dos outros, respeite os direitos e os compromissos dos outros. Preserve suas energias vitais (sexual, espiritual, respiração) para a realização de seu Caminho.
Para irmãos e irmãs que não são monges ou freiras: suas expressões sexuais não devem ser sem amor e comprometimento. Em uma relação sexual tenha consciência do sofrimento que pode ser causado no futuro. Para preservar a felicidade de outros, respeite seus direitos e compromissos. Esteja plenamente consciente da responsabilidade de trazer novas vidas a este mundo. Medite sobre o mundo para o qual você está trazendo novos seres.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
“Você tem que estar em contato com a maravilha da vida e as maravilhas da vida estão em todo lugar ao redor de você e dentro de você mesmo. Mas você é possuído pelas horas, pelas preocupações, nossas ansiedades, nosso pensar, nos perdemos a vida, perdemos a maravilha da vida. (…) Perdemos o céu azul, as nuvens, os rios claros, a pequena criança, perdemos tudo.”
— | Tchich Nhat Hanh |
Superinteressante
Não deixe de conferir:
As 10 armas mais bizarras e mortais do mundo
na antiguidade:
Acesse: http://www.megacurioso.com.br/armas/40356-as-10-armas-mais-bizarras-e-mortais-do-mundo-na-antiguidade.htm
Alerta
Superbactérias ameaçam vida humana e a Ciência ainda não sabe o que fazer.
Esse tipo de micro-organismo tem sido cada vez mais comum no Brasil e em todo o mundo.
Você já ouviu falar em superbactéria? Então preste atenção,
pois esse nome assusta muito quem é da área da Saúde. Você já sabe que
bactérias causam infecções e que essas infecções são tratadas com antibióticos,
certo?
O problema é que muitas vezes os pacientes não tomam a
medicação pelo período recomendado e acabam parando assim que os sintomas mais
comuns – como a dor e a vermelhidão – passam. A bactéria, porém, pode continuar
no corpo do paciente, sem ter sido morta, pois ela vai criando uma espécie de
resistência a este tipo de droga.
Esse micro-organismo não morre com o uso de antibióticos
comuns. O problema está exatamente no fato de que até o momento não há
medicamento capaz de tratar superbactérias. A contaminação, porém, não tem como
ser controlada.
De acordo com o History, somente nos EUA 2 milhões de pessoas são
infectadas por essas bactérias super-resistentes todos os anos.
Essas superbactérias são conhecidas por causar graves
infecções hospitalares. Nesses casos, os pacientes já muito debilitados
precisam receber cuidados intensivos em isolamento, mas muitas vezes não
resistem ao tratamento e morrem.
A esperança para acabar com esse tipo de agente está
depositada agora em um coral brasileiro, conhecido como orelha-de-elefante.
Esse tipo de cnidário pode ser encontrado na costa brasileira que vai do
Maranhão até o Rio de Janeiro.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
A vida da muitas voltas
Vídeo super interessante, faz você pensar se realmente tem sido generoso com as pessoas ao seu redor.
Gentileza gera Gentileza
http://www.videosdodia.com/vida-da-muitas-voltas/
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Impressora a laser polui o ar
O alerta é de
Lidia Morawska, cientista da Universidade de Queensland, Austrália, e
uma das maiores especialistas do mundo em qualidade do ar. Ela testou 62
modelos de impressoras a laser e constatou que 17, das marcas HP e
Toshiba, emitiam alta quantidade de partículas ultrafinas - que podem
ser inaladas e causar problemas respiratórios e cardíacos, além de
tumores. Ainda não se conhece bem a composição dessas partículas. Uma
hipótese é que sejam formadas pela evaporação de compostos do toner
(tinta da máquina), que é submetido a altas temperaturas. A emissão
varia conforme o modelo. A HP 4250n, por exemplo, emite muito, enquanto a
2200DN, da mesma marca, não emite quase nada. A HP diz que não há
indicações de que as partículas tragam risco, e que mais estudos são
necessários. "Testes vigorosos são parte integral das pesquisas da HP e
de seus procedimentos de controle de qualidade."
10 Bizarrices sobre a China
..Não é que os chineses sejam esquisitos. Apenas migram coletivamente, vendem noivas fantasmas e, quando resolvem virar uma potência, deixam o mundo chocado com seu jeito de pensar ... :P
1. A cada feriado do Ano-Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China para visitar a família é o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.
2. Durante décadas vivendo sob regime comunista, os chineses dão muito valor ao que é público e pouco ao privado. Ignoram, por exemplo, o conceito de privacidade. Bisbilhotar ou tomar conta da vida alheia é quase obrigação. Não são raras cenas de pessoas prestando atenção em conversas alheias ao telefone e na tela do computador. E também no trabalho, xeretando o cartão de ponto dos colegas para contar ao chefe quem chegou atrasado.
3. O país tem cerca de 30 mil censores para controlar tudo o que os chineses comentam na internet.
4. Os chineses são muito supersticiosos. Em muitos prédios, não há os andares 4, 14 e 24, porque o ideograma do 4 si lembra sonoramente o ideograma da morte. Um número de celular terminado em 4 ou com muitos 4 é bem mais barato que o resto. (Quem é estrangeiro e não acredita nisso consegue números baratinhos.) Já os números com muitos algarismos 8 cujo ideograma lembra o som da prosperidade valem muito mais. Não é à toa que a Olimpíada vai começar em 8 de agosto de 2008.
5. Desde o ano passado, os lamas tibetanos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo chinês.
6. No ano passado, a polícia chinesa prendeu 5 homens acusados de matar mulheres jovens para vendê-las como noivas fantasmas. Segundo a tradição de camponeses do norte do país, homens que morrem solteiros têm a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar o mau agouro na eternidade, os familiares dão um jeito: tentam arranjar para o morto um minghun, casamento após a morte, enterrando uma noiva fantasma ao lado do solteirão. Segundo a polícia, o preço dos corpos varia geralmente de acordo com a idade da noiva: as mais novas chegam a ultrapassar US$ 2 mil.
7. O território chinês poderia abranger pelo menos 4 fusos horários, mas... e daí? O governo impõe que a hora oficial de todo o território seja a de Pequim. Com a diferença de longitude, em regiões a leste de Pequim, como Xangai, o sol chega a nascer às 4h da manhã. E, no oeste, às 9h.
8. O número de chineses que falam ou estão aprendendo inglês é igual a toda a população dos EUA.
9. Entre os muito ricos, o banquete do Ano-Novo chinês inclui ovos podres cozidos, sopa de ninho de andorinha e, claro, arroz.
10. A especialidade do restaurante Guolizhuang, em Pequim, é pênis. Há pratos com o membro de 9 animais: touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo. Como o povo acha que o quitute é afrodisíaco, não faltam clientes.
A Rússia tem 42 cidades secretas
Juntas, elas têm 1,5 milhão de habitantes. Mas não apareciam no mapa até o final dos anos 1980. Hoje sua existência é conhecida - mas só se entra lá com autorização do Ministério da Defesa ou da Agência de Energia Atômica da Rússia. Conheça as principais:
1. NOME: kraznoznamensk.
Fica a apenas 40 km de Moscou. Tem 36 mil habitantes. Abriga um centro de controle de satélites, e trabalha ajudando a coordenar a Estação Espacial Internacional.
2. NOME: OZYORSK
Com 82 mil habitantes, teve o acesso restringido durante a Guerra Fria por ser próxima a Mayak - onde havia uma usina de plutônio. Hoje, recicla material radioativo do arsenal soviético.
3. NOME: Vilyuchinsk.
Foi fundada em 1968 para construção de submarinos militares e vive disso até hoje. Ganhou duas igrejas nos anos 1990 e possui 23 mil habitantes (1 000 a menos que em 2002).
Juntas, elas têm 1,5 milhão de habitantes. Mas não apareciam no mapa até o final dos anos 1980. Hoje sua existência é conhecida - mas só se entra lá com autorização do Ministério da Defesa ou da Agência de Energia Atômica da Rússia. Conheça as principais:
1. NOME: kraznoznamensk.
Fica a apenas 40 km de Moscou. Tem 36 mil habitantes. Abriga um centro de controle de satélites, e trabalha ajudando a coordenar a Estação Espacial Internacional.
2. NOME: OZYORSK
Com 82 mil habitantes, teve o acesso restringido durante a Guerra Fria por ser próxima a Mayak - onde havia uma usina de plutônio. Hoje, recicla material radioativo do arsenal soviético.
3. NOME: Vilyuchinsk.
Foi fundada em 1968 para construção de submarinos militares e vive disso até hoje. Ganhou duas igrejas nos anos 1990 e possui 23 mil habitantes (1 000 a menos que em 2002).
O chocolate corre risco de extinção
O problema está no solo da África, que responde por 72% da produção de cacau mundial. O cacaueiro gosta de crescer em florestas, à sombra de árvores mais altas. Mas os produtores estão derrubando as outras espécies para plantar só cacau. Com isso, a curto prazo a colheita aumenta, mas o solo fica ressecado e erodido pela ação direta do sol. "Em 20 anos, o chocolate vai ser como o caviar: tão raro e caro que as pessoas não vão poder comprar", diz John Mason, diretor do Centro de Pesquisas sobre Conservação da Natureza (NCRC), sediado em Gana, segundo produtor mundial de cacau.
1º Costa do Marfim - 1 350
2º Gana - 970
3º Indonésia - 500
4º Nigéria - 210
5º Camarões - 200
6º Brasil - 180*
*Embora seja grande produtor, o Brasil precisa importar cacau.
O problema está no solo da África, que responde por 72% da produção de cacau mundial. O cacaueiro gosta de crescer em florestas, à sombra de árvores mais altas. Mas os produtores estão derrubando as outras espécies para plantar só cacau. Com isso, a curto prazo a colheita aumenta, mas o solo fica ressecado e erodido pela ação direta do sol. "Em 20 anos, o chocolate vai ser como o caviar: tão raro e caro que as pessoas não vão poder comprar", diz John Mason, diretor do Centro de Pesquisas sobre Conservação da Natureza (NCRC), sediado em Gana, segundo produtor mundial de cacau.
1º Costa do Marfim - 1 350
2º Gana - 970
3º Indonésia - 500
4º Nigéria - 210
5º Camarões - 200
6º Brasil - 180*
*Embora seja grande produtor, o Brasil precisa importar cacau.
Alguns fatos interessantes
Você sabia???
Sobre a Antártida, você sabia que…
Sobre a Antártida, você sabia que…
- Dizer Antártida ou Antártica está correto?
- Na Antártida não há bactérias e em razão disto, alimentos podem ser consumidos após anos sem uso, não existe também o mofo, nem latas enferrujam e nem alimentos apodrecem?
- Os blocos de gelo flutuantes (icebergs) são formados por água doce? É em razão disto que os mesmos flutuam, pois a água doce é mais leve que a água salgada do mar;
- A parte visível dos icebergs sobre as águas representam em média apenas 10% do seu total? 90% estão sob as águas;
- Só existem duas estações: verão com 6 meses de sol (não existem noites) e inverno com 6 meses de escuridão (não existem dias)?
- As reservas de carvão ali existentes podem suprir todas as necessidades do nosso planeta por alguns séculos?
A interdependência e sua transcendência
Todos os fenômenos que percebemos a partir dos nossos órgãos dos sentidos são condicionados - condicionados porque só vêm a existir segundo uma condição. Eles têm um passado e um futuro. Eles dependem de elementos primários para serem formados e dependem de um objetivo para terem uma função. Dentro da existência condicionada, o que não for funcional é inútil.
Se você tira a função de uma ferramenta, você anula a sua existência, correto?
O que é um lápis sem um papel para escrever?
O que é um médico sem doentes?
O que é um barco após a passagem para a outra margem?
O que é um conhecimento sem sua aplicação produtiva?
O que são lembranças que não trazem prosperidade?
O que são crenças que nos afastam da felicidade?
A nossa mente é uma ferramenta incrível e precisamos regularmente cuidar de sua funcionalidade. Ela é falha e pode ser corrompida facilmente, como qualquer outra ferramenta que necessite de reparo. A atividade mental é fundamental para guiar-nos e tornar-nos produtivos.
Porém, ao tratarmos de nossa humanidade e dos aspectos profundos e espirituais, não podemos usar a lógica da funcionalidade. A mente condicionada serve para tratarmos assuntos cotidianos, mas não os assuntos da alma. O bem-estar e a paz que são nossos objetivos principais não podem ser dependentes de fatores externos. A iluminação não é condicionada: é um estado livre.
O homem iluminado é semelhante à água, que direciona-se para os lugares profundos e desconhecidos, desprezados pelo homem mundano que é movido pelo interesse. O homem descondicionado não usa as pessoas como ferramentas para seus interesses e, da mesma forma, não se coloca como uma ferramenta para os fins egoístas da sociedade. Ele permanece fiel à sua natureza incondicional, emanando sua luz interior e brilhando por brilhar, como o Sol.
Sendo a sua própria fonte de luz, ele obtém o grande triunfo da vida, que é exercer a liberdade dentro de uma existência condicionada e interdependente.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Festas Budistas
Festivais
|
|
Os budistas celebram numerosos festivais, o mais importante dos quais está ligado à vida de Buda. Os festejos variam muito de um lugar para outro. Nos países ao sul as festas ligadas à agricultura são mais populares, enquanto no sudeste da Ásia a festa da estação das chuvas, ou Asalha, é muito difundida. Festivais budistas são geralmente eventos contidos e silenciosos. |
Coisas do Brasil
Antes de receber o nome de Brasil nosso país teve oito nomes:
E por que Brasil?
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos.
Foto do Pau-Brasil cortado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A coloração vermelha, é própria da espécie, por isso o nome de Brasil, pois refere-se a cor de brasa.
Os nomes do Brasil
- Pindorama (nome dado pelos indígenas);
- Ilha de Vera Cruz, em 1500;
- Terra Nova em 1501;
- Terra dos Papagaios, em 1501;
- Terra de Vera Cruz, em 1503;
- Terra de Santa Cruz, em 1503;
- Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
- Terra do Brasil, em 1505;
- Brasil, desde 1527.
E por que Brasil?
Nosso país recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos.
Foto do Pau-Brasil cortado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A coloração vermelha, é própria da espécie, por isso o nome de Brasil, pois refere-se a cor de brasa.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Curiosidade
Por que sentimos um choque quando batemos o cotovelo?
A reação é causada pela compressão de um nervo chamado
ulnar. Este nervo fica muito exposto no cotovelo, sendo fácil ser atingido
quando tomamos uma pancada, e a sensação de choque até os dedos é justamente
porque este nervo está ligado aos dedos mínimos e anular.
Você sabia?
Sabia que o imponente rei francês, Luís XIV, foi bailarino?A sua denominação "Rei-Sol" deve-se ao "Ballet de La Nuit", em que participou quando tinha quinze anos de idade, como primeiro bailarino.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz - Matéria publicada no Jornal O POVO do dia 15 de outubro de 1964
Martin Luther King Jr. nasceu e 15 de janeiro de 1929. Foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Em 14 de abril de 1964 recebeu o prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Nesta data, King estava hospitalizado. A homenagem foi recebida pela sua esposa, Coretta Scott King, que declarou: - "Recebemos com humildade este prêmio, que nos servirá tão somente para prosseguir nossos esforços".
Luther King foi assassinado em 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis.
"Lampeão possuÍa uma coleção de orelhas humanas"Terceira reportagem da série "As Façanhas do Rei do Cangaço", publicada no Jornal O POVO em 27 de novembro de 1948
Bom dia pessoas!!
Super interessante..
No dia 27 de novembro de 1948, o Jornal O POVO publicou a terceira reportagem das série "As Façanhas do Rei do Cangaço", que relata a vida criminosa de Virgulino Ferreira, conhecido como Lampeão e seu bando de cançaceiros.
"Com um punhal de quase um metro, matou todos os soldados, um a um, deixando a cidade desguarnecida. E isso foi apenas um de seus milhares de crimes - Festejando o massacre numa farra bárbara, com mulheres despidas, música e vinho - Um rosário de orelhas humanas - "se eu sou rei do sertão, - Dizia Lampeão à cabocla de sua preferência momentânea, - Você é a rainha" Sensacionais depoimentos do fotógrafo oficial do "capitão Virgolino e outros personagens.
CRATO Ceará, Descobrimos, por assim dizer, o fotógrafo oficial do Rei do Cangaço.São de sua autoria quase todos os retratos famosos de Lampeão e seubando. Trata-se se Pedro Maia, de 56 anos, casado, com cinco filhos. Mora à Rua Padre Sucupira, número 40. exerceu o ofício da câmara escura desde 1915 até 1932. Atualmente é chofer de praça, conhecido aqui por todo mundo. Dirige um velho Ford conversível e faz ponto no logradouro principal nas imediações do Grand Hotel."
sábado, 23 de novembro de 2013
Curiosidades Históricas dos anos de 1600 até 1614
Ano de 1600
Ano de 1603 - Galileo faz melhorias no projeto do telescópio. O Rei James I da Escócia também vira rei da Inglaterra.
Ano de 1605 - Guy Fawkes
Ano de 1607
Ano de 1608 - Hans Lippershey, um fabricante de lentes dos Países Baixos, inventa o primeiro telescópio refrator.
Ano de 1609
Como morreu Napoleão Bonaparte?
Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de maio de 1821. A causa da morte pode ter sido um câncer no estômago ou uma úlcera.
A morte de Napoleão aconteceu num dia de tempestade. Segundo o médico que o atendeu, a doença poderia ter sido provocada por uma dieta prejudicial à saúde.
Uma outra versão sobre a morte de Napoleão diz que ele teria sido envenenado pelo médico francês Francesco Antommarchi, que estava tratando de sua úlcera no estômago. Antommarchi teria se vingado do imperador por causa dos maus tratos e insultos que sofria de seu paciente.
Uma curiosidade sobre a morte de Napoleão é que ele teria sido enterrado sem o pênis. Historiadores dizem que o órgão genital de Napoleão foi amputado e, posteriormente, foi descrito como muito pequeno, considerado até mesmo atrofiado.
Em 1971, o pênis de Napoleão apareceu no Christie’s Fine Arts Auctioneers, em Londres. As notícias da época davam conta de que o órgão tinha apenas 2,5 cm.
Em 1977, o médico urologista, John Lattimer, adquiriu o membro por US$ 3.800.
Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, na Ilha de Santa Helena, quando tinha 51 anos de idade. Ele foi sepultado no Hôtel des Invalides, em Paris.
A morte de Napoleão aconteceu num dia de tempestade. Segundo o médico que o atendeu, a doença poderia ter sido provocada por uma dieta prejudicial à saúde.
Uma outra versão sobre a morte de Napoleão diz que ele teria sido envenenado pelo médico francês Francesco Antommarchi, que estava tratando de sua úlcera no estômago. Antommarchi teria se vingado do imperador por causa dos maus tratos e insultos que sofria de seu paciente.
Uma curiosidade sobre a morte de Napoleão é que ele teria sido enterrado sem o pênis. Historiadores dizem que o órgão genital de Napoleão foi amputado e, posteriormente, foi descrito como muito pequeno, considerado até mesmo atrofiado.
Em 1971, o pênis de Napoleão apareceu no Christie’s Fine Arts Auctioneers, em Londres. As notícias da época davam conta de que o órgão tinha apenas 2,5 cm.
Em 1977, o médico urologista, John Lattimer, adquiriu o membro por US$ 3.800.
Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, na Ilha de Santa Helena, quando tinha 51 anos de idade. Ele foi sepultado no Hôtel des Invalides, em Paris.
A curiosa história de Joana d'Arc
Joana d’Arc nasceu na França, e seu nome tornou-se conhecido durante a Guerra dos Cem Anos, contra a Inglaterra.
Joana era a filha caçula de Jacques d’Arc e Isabelle Romée, camponeses humildes, modestos e analfabetos. Aos 13 anos, Joana começou a ouvir vozes e, por acreditar que se tratavam de vozes de anjos ou santos, ela passou a obedecê-las.
Segundo relatos, as vozes ouvidas por Joana d’Arc lhe diziam para ter uma vida devota e piedosa. Mas, aos 16 anos, as vozes passam a dizer que ela devia ir para o exército francês.
Joana, então, se apresentou ao capitão da guarda real da França para solicitar escolta para encontrar-se com Carlos 7º. O capitão negou, mas com o passar do tempo e com a perseverança de Joana, acabou cedendo.
Carlos 7º recebeu Joana, e nesse momento ela passou por interrogatórios de teólogos, pela verificação de sua virgindade, e então ela conseguiu fazer parte de um exército de cinco mil homens que enfrentou e venceu os ingleses na guerra. Depois disso, Joana d’Arc continuou vencendo diversas batalhas, mas acaba sendo presa pelos inimigos e entregue aos ingleses.
Acusada de bruxaria, ela foi condenada a morrer na fogueira. No dia 30 de maio de 1431, Joana d’Arc foi executada em praça pública, e depois de queimada, suas cinzas foram jogadas no Rio Sena.
A curiosa Guerra da Barba
Vários são os motivos que levam duas nações a entrarem em conflito armado. Eles podem ser motivos econômicos, políticos, ideológicos, entre outros.
Mas é certo que nenhum outro conflito da história teve um motivo tão pouco relevante quanto o da curiosa Guerra de Barba, disputada entre França e Inglaterra.
A história dessa guerra é a seguinte:
O rei Luís VII, era dono de uma vultuosa barba. Ele era casado com Leanor, filha de um duque francês, e havia recebido como dote duas províncias no sul do país.
Certo dia, ao voltar das Cruzadas, no ano de 1152, o rei Luís VII decidiu raspar sua barba, fato que não agradou nada sua esposa Leanor.
A esposa tentou argumentar, mas o rei Luís VII se recusou a deixar a barba crescer novamente. Diante dessa resistência do rei, Leanor resolveu se divorciar e, em seguida, ela se casou novamente, dessa vez com o rei Henrique II, da Inglaterra.
Leanor e seu novo marido Henrique II passaram a exigir de Luís VII a devolução das terras que ele havia recebido como dote, mas o rei da França se negou a devolver as duas províncias.
Diante dessa situação, Luís VII declarou guerra ao rival britânico, e o conflito passou a ser históricamente conhecido como a Guerra da Barba.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
10 Curiosidades sobre o Budismo
1. Os pontos fundamentais do budismo são a crença na reencarnação da alma em outras formas de vida. Os maus voltam com a aparência de um animal inferior ou um ser azarado. Os bons retornam em condições melhores e, progressivamente, atingem escalas maiores e mais afortunadas, até se tornaram dignos do nirvana (bem aventurado estado do vazio total), onde há a completa libertação dos desejos. Depois desse estágio, a alma não renasce mais para o sofrimento. A regra de ouro pregada por Buda era: "Tudo o que somos é resultado do que pensamos".
2. O budismo nasceu por volta de 525 a.C., na Índia. Foi criado pelo príncipe hindu Siddharta Gautama, que depois mudou seu nome para Buda (sábio, iluminado). Aos 16 anos, casou-se com a princesa Yasodhara, escolhida entre 500 pretendentes. Tiveram um lindo filho chamado Radula. Gautama viveu na corte até os 29 anos. Certo dia, saiu do palácio para passear e encontrou um velho, um doente e um cadáver. Este seu primeiro contato com o mundo fez com que renunciasse a tudo. Mudou-se para uma floresta, onde passou 6 anos em profunda meditação. Por 45 anos, ele pregou sua doutrina pela Índia. Reis, nobres e príncipes se converteram à sua religião.
3. O budismo tibetano surgiu no fim do século VIII, resultado da união das tradições budista e hinduísta com o xamanismo. O dalai lama é considerado um bodhisattva (em sânscrito isso significa "o ser destinado à iluminação", "o Buda da Compaixão").
4. Muitos rituais do budismo tibetano baseiam-se na doutrina do tantra - por meio de mantras e meditação, a pessoa atinge a libertação espiritual.
5. Os budistas não têm hierarquia em sua religião. Em determinadas ramificações, um monge budista vive sozinho ou num mosteiro, onde conta com pouquíssimos bens: uma roupa, uma tigela para fazer as refeições, um colar com 108 contas (para usar enquanto medita), uma lâmina para raspar a cabeça e um filtro de água.
6. Cláudia Raia, Edson Celulari, Oliver Stone, Richard Gere e Tina Turner são alguns famosos budistas.
7. Dalai Lama significa "oceano de sabedoria". O título é dado aos líderes religiosos do Tibete, que são considerados os chefes do budismo. Segundo a tradição budista, o Dalai Lama é a reencarnação de um Buda, o Bodhisattva Avalokiteshavara.
8. Quando um Dalai Lama morre, uma cúpula budista sai à procura da sua reencarnação em meninos que tenham nascido alguns anos depois da morte do antigo Dalai.
9. Eles reconhecem o novo líder por meio de sinais e testes aplicados nas crianças, como o de reconhecer objetos pessoais do último Dalai em meio a uma série de outros pertences. Quando a reencarnação é encontrada, o menino vai para um mosteiro, o Potala, em Lhasa, capital do Tibete. Lá, muda de nome e é preparado para se tornar o Dalai Lama aos 18 anos.
10. Já foram reconhecidas 13 reencarnações do Dalai Lama. O atual é o tibetano Tenzin Gyatso
Bem vindos ao Blog Confraria de Ideias e Coisas!
Aqui serão postados diversos assuntos de interesse geral.
Você poderá meditar e entender os ensinamentos de Buda.
Que tal novidades em relação ao mundo da História?
E por que não melhorar seu dia com temas, dicas e assuntos atraentes e divertidos?
Bem Vindo!
Let's go.
Assinar:
Postagens (Atom)