quinta-feira, 21 de novembro de 2013

10 Curiosidades sobre o Budismo



1. Os pontos fundamentais do budismo são a crença na reencarnação da alma em outras formas de vida. Os maus voltam com a aparência de um animal inferior ou um ser azarado. Os bons retornam em condições melhores e, progressivamente, atingem escalas maiores e mais afortunadas, até se tornaram dignos do nirvana (bem aventurado estado do vazio total), onde há a completa libertação dos desejos. Depois desse estágio, a alma não renasce mais para o sofrimento. A regra de ouro pregada por Buda era: "Tudo o que somos é resultado do que pensamos".
2. O budismo nasceu por volta de 525 a.C., na Índia. Foi criado pelo príncipe hindu Siddharta Gautama, que depois mudou seu nome para Buda (sábio, iluminado). Aos 16 anos, casou-se com a princesa Yasodhara, escolhida entre 500 pretendentes. Tiveram um lindo filho chamado Radula. Gautama viveu na corte até os 29 anos. Certo dia, saiu do palácio para passear e encontrou um velho, um doente e um cadáver. Este seu primeiro contato com o mundo fez com que renunciasse a tudo. Mudou-se para uma floresta, onde passou 6 anos em profunda meditação. Por 45 anos, ele pregou sua doutrina pela Índia. Reis, nobres e príncipes se converteram à sua religião. 
3. O budismo tibetano surgiu no fim do século VIII, resultado da união das tradições budista e hinduísta com o xamanismo. O dalai lama é considerado um bodhisattva (em sânscrito isso significa "o ser destinado à iluminação", "o Buda da Compaixão"). 
4. Muitos rituais do budismo tibetano baseiam-se na doutrina do tantra - por meio de mantras e meditação, a pessoa atinge a libertação espiritual.
5. Os budistas não têm hierarquia em sua religião. Em determinadas ramificações, um monge budista vive sozinho ou num mosteiro, onde conta com pouquíssimos bens: uma roupa, uma tigela para fazer as refeições, um colar com 108 contas (para usar enquanto medita), uma lâmina para raspar a cabeça e um filtro de água.
6. Cláudia Raia, Edson Celulari, Oliver Stone, Richard Gere e Tina Turner são alguns famosos budistas. 
7. Dalai Lama significa "oceano de sabedoria". O título é dado aos líderes religiosos do Tibete, que são considerados os chefes do budismo. Segundo a tradição budista, o Dalai Lama é a reencarnação de um Buda, o Bodhisattva Avalokiteshavara. 
8. Quando um Dalai Lama morre, uma cúpula budista sai à procura da sua reencarnação em meninos que tenham nascido alguns anos depois da morte do antigo Dalai. 
9. Eles reconhecem o novo líder por meio de sinais e testes aplicados nas crianças, como o de reconhecer objetos pessoais do último Dalai em meio a uma série de outros pertences. Quando a reencarnação é encontrada, o menino vai para um mosteiro, o Potala, em Lhasa, capital do Tibete. Lá, muda de nome e é preparado para se tornar o Dalai Lama aos 18 anos. 
10. Já foram reconhecidas 13 reencarnações do Dalai Lama. O atual é o tibetano Tenzin Gyatso

Nenhum comentário:

Postar um comentário